segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Derrota e Vitória, duas faces de uma mesma moeda





Júlio C. caminhava pela estrada da vida. Deparou com uma tarefa. Algo que lhe pareceu deveras grandioso. Não que necessariamente fosse. E ele se apequenou diante daquilo. E teve de imediato a certeza de que não conseguiria fazê-lo.

J. César, caminhando pela estrada da vida, encontrou uma tarefa. Analisou-a em suas reais proporções, e, sim, era algo difícil de realizar, mas não impossível. Disse a si mesmo que era capaz de fazer aquilo.

Ambos estavam certos. Júlio C. não foi capaz. J. César, sim. A tarefa era a mesma, encontrada em momentos diferentes da vida, e os dois – Júlio C. e J. César – são a mesma pessoa, Júlio César.

Considerando que não poderia fazer aquilo que se lhe apresentava, ele primeiramente desistiu. Nem mesmo tentou, intimidado pelo obstáculo à sua frente. Depois, reconsiderando, tentou. Com planejamento, estratégia e esforço. E teve êxito.

Não se trata de fórmulas mágicas nem de “força do pensamento”. Apenas querer não muda em nada coisa nenhuma. Mas o esforço leva ao cumprimento de metas. Pode ser que não seja aquela maravilha toda. Pode ser que não se faça com perfeição a ponto de ficar no topo da lista. Mas o importante é fazer. Da melhor maneira possível. Dando 100% de si. Sempre. A qualquer tarefa, mesmo a mais humilde.

Quem tentou pode até não ter conseguido, mas quem desistiu, com certeza fracassou.

Pense nisso.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, Celso! Caiu como uma luva neste exato momento! Tinha acabado de chegar em casa, chorando por não ter conseguido concluir uma atividade na facul, além do professor, impaciente, ter mandado eu me virar e aprender até a próxima aula. Uma parte de mim deseja não aparecer tão cedo, a outra, me obriga a aprender a "bagaça". Mas como você disse: "Pode ser que não se faça com perfeição a ponto de ficar no topo da lista. Mas o importante é fazer." Abraço! Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, fico extremamente feliz porque minhas palavras te ajudaram de alguma maneira. Você já caminhou muito, não desista! Agora está mais para o alcance do objetivo do que para o início da jornada. Você vai vencer, tenho certeza! É mais forte do que pensa! Abração, continue sempre aqui comigo, é um prazer te "ver" por aqui. Saudades muitas também!

      Excluir
  3. Realmente, sábias palavras. Eu hj tenho sido transformada, dia a dia, Deus me surpreende sempre com novas relegações e graças. Os planos Dele são maiores e melhores que os nossos. Deus é fiel e maravilhoso e está sempre pronto a nos abençoarmos, basta que entreguemos as nossas vidas em suas amadas mãos! Hj quando olho o mar que se interpõem, eu declaro que o mar vai se abrir e se não abrir, Deus me fará andar sobre as águas!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, sábias palavras. Eu hj tenho sido transformada, dia a dia, Deus me surpreende sempre com novas relegações e graças. Os planos Dele são maiores e melhores que os nossos. Deus é fiel e maravilhoso e está sempre pronto a nos abençoarmos, basta que entreguemos as nossas vidas em suas amadas mãos! Hj quando olho o mar que se interpõem, eu declaro que o mar vai se abrir e se não abrir, Deus me fará andar sobre as águas!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. E tudo é uma questão de postura, Vania. Deus honra os que se definem por Ele. Continue nos acompanhando. Abraço.

      Excluir