quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Poema e Lema




Durante muito tempo, esse poema foi lema. E agora volta a ser. Para todas as intempéries que surjam, a resposta está aqui. E A Força não está no Lado Negro nem no seu oposto, mas dentro. Companheira, aliada, arma e escudo. Fonte.


Versos repetidos na literatura, no cinema ou em discursos inspiradores. O autor, William Ernest Henley, ainda fascina e influencia com suas palavras. Escrito em 1875, o poema inspirou, entre muitos, Nelson Mandela (aprisionado e fazendo trabalhos forçados em Robben Island, encontrou nessas palavras a esperança e a força necessárias para manter-se vivo). O poema representa o humanismo secular, o espírito da época vitoriana, a ascensão de Darwin e as ciências como um desafio ao pensamento tradicional e criacionismo.
“Invictus” é também a inspiração para o filme homônimo, de Clint Eastwood.

Invictus
Dentro da noite que me rodeia
Negra como um poço de lado a lado
Agradeço à divindade que possa existir
por minha alma indomável

Sob as garras cruéis das circunstâncias
eu não tremo e nem me desespero
Sob os duros golpes do acaso
Minha cabeça sangra, mas continua erguida

Mais além deste lugar de lágrimas e ira,
Jazem os horrores da sombra.
Mas a ameaça dos anos,
Me encontra e me encontrará sem medo.

Não importa quão estreito o portão
Quão repleta de castigo a sentença,
Eu sou o senhor de meu destino
Eu sou o capitão de minha alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário