terça-feira, 22 de novembro de 2016

Rompendo o Casulo

Assim como os vídeo-games, a jornada sobre o solo terrestre é feita de fases. Assim como nos vídeo-games, a cada fase que se deixa para trás, em vez do descanso do guerreiro vem outra phase mais difícil. E não raro somos forçados a tomar decisões. 

Impossível "não decidir". Não tomar decisão nenhuma, ficar em cima do muro, abraçar a inércia ou simplesmente fechar os olhos a tudo é também uma decisão. Que refletirá na vasta cadeia de acontecimentos que, como uma bola de neve, terá influência cada vez maior no rumo das coisas.

Muitas vezes, a pessoa se entrega a pensamentos derrotistas que nos imobilizam como se estivéssemos dentro de um casulo. Isso engessa o indivíduo, impedindo-o de crescer, de evoluir. E é comum que a criatura entenda que aquela força castradora que a domina é maior que ela, que não há o que fazer.
© Marvel Comics Group
Felizmente, isso não é verdade! O que age dentro do ser humano tem a força que esse mesmo ser humano lhe deu. Se as pessoas soubessem a força que têm e que poderiam acessar se o quisessem, muito mais vitórias aconteceriam e, consequentemente, haveria muito menos relatos de fracassos. 
 
Dois erros. Achar que não há nada a fazer. Enquanto há vida, há esperança, reza o clichê. Corretíssimo. O outro erro: colocar a culpa de tudo em fatores externos. Ser a eterna "vítima das circunstâncias". Ou, pior ainda: proclamar que o universo conspirou contra. Na verdade, o "universo" não conspira contra nem a favor, mas costuma dar uma forcinha na direção que o indivíduo escolheu. Para cima, ou para baixo...
 
O homem vai sair, a pé, e no momento em que abre a porta da rua começa a chover. Ele diz: "isso é só para me atrapalhar!". Quer dizer, ele acha mesmo que uma chuva (que tem inúmeras implicações e consequências para muita gente) foi programada com o único intuito de atrapalhar a vida dele! É se achar muito, né? A pessoa que diz "não há ninguém mais azarado do que eu" na verdade é orgulhoso e egoísta, pois em alguma coisa é campeã, a maior de todas no azar. Pretensão. Arrogância!
© Marvel Comics Group
 
Então, que tal romper esse maldito casulo? Que tal levantar a cabeça e dizer "Vai dar certo!"? As palavras têm poder, e se o pensamento positivo não ajuda, como creem alguns, o negativo com certeza atrapalha. Além da chuva, poucas outras coisas caíram ou caem do céu, e oportunidades não estão entre elas. 
 
Correr atrás. Mesmo achando praticamente impossível, corre! Mesmo se borrando de medo, vai! O "não" você já tem, então não tem nada a perder e ainda pode obter um "sim"! Vale a pena tentar. Na pior das hipóteses, acontecerá nada. Na melhor, a Vitória chegará.
 
Pense nisso.
 

2 comentários:

  1. Belo texto, de meu amigo Celso Moraes, de inteligencia nata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo Jairo! Continue com o blog, temos textos diários de segunda a sábado. Abraço!

      Excluir