quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Uma questão de equilíbrio



Num mundo de superficialidades, traições e falsidade, tanto nas relações afetivas quanto na vida profissional, é preciso se manter acima do nível da caca e buscar o que convém e dá paz. E a paz de espírito não pode ser conseguida sem equilíbrio.

Não há uma fórmula mágica para que se encontre uma maneira equilibrada de viver. Há inúmeras propostas, que são elaboradas conforme os mais variados critérios, e quase sempre têm a ver apenas com quem as elaborou. Mas algumas fazem todo sentido.

O blogueiro Leonardo Oliveira dividiu sua vida em 5 pilares, que vale a pena compartilhar.

1. O pilar da saúde - simples de entender e complicado de praticar. O corpo é a maior ferramenta de trabalho que se tem, na verdade é a única, então precisa ser bem cuidado. Mas a maioria negligencia seu zelo.

2. O pilar financeiro - dinheiro não traz felicidade, mas é fundamental para a sobrevivência. E uma vez que passar necessidades é algo horrível e indigno, quando se está estabelecido financeiramente uma das melhores maneiras de se alcançar satisfação pessoal é na ajuda ao próximo. Isso é riqueza. 

3. O pilar espiritual - não é sobre religiões, mas sobre religiosidade, contato com Deus e confiança nEle. Cercar-se de energias boas e, principalmente, ser uma fonte delas.

4. O pilar emocional - ligado ao anterior. Fazer o bem, desejar o bem a todos. Isso traz uma paz automática, pois o que se envia, retorna, para o bem e para o mal.

5. O pilar intelectual - buscar a maior diversidade de conhecimentos, focando obviamente em sua própria área de atuação identificar o que se faz de melhor e investir nisso. Aperfeiçoar-se cada vez mais através de cursos, palestras e tudo o que te levar conhecimento.

A má notícia é que conciliar esses 5 pilares não é fácil, segundo Maslow (criador da famosa pirâmide das necessidades pessoais) apenas 1% das pessoas consegue. A boa notícia é que, se há praticamente 8 bilhões de pessoas no planeta, 1% disso é um grupo de 80 milhões de criaturas, então dá bem para estar entre elas. Tente. Se você não é ainda uma delas, nada impede que seja. 

Bora construir essa realidade?

2 comentários:

  1. Ao ler o texto, chego à conclusão de que, o pilar mais importante, é o pilar espiritual, do contato e da confiança em Deus. Mas acredito eu, que depende do emocional, para que tenhamos equilíbrio espiritual. Faz parte amar ao próximo, fazer o bem, para que possamos ter um contato mais íntimo com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato por seu feedback, Tatiana. Realmente, nós, seres humanos, somos um complexo mosaico de partes formando um todo. Se uma carta falta, todo o castelo cai. Abraço!

      Excluir