segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Vivendo e Aprendendo



Nunca é tarde para rever conceitos. Às vezes é normal pensar que na estrada para o sucesso se deve pegar todas as oportunidades, como um tubarão em sua sina de devorar tudo o que vê pela frente. Mas na verdade a questão é qualidade e não quantidade das oportunidades abraçadas. Até porque uma coisa pode atrapalhar outra, e nem sempre é possível conciliar dois afazeres.

Não se pode abraçar o mundo inteiro de uma vez. Steve Jobs (amado por uns e odiado por outros, mas sempre genial) dizia que "Foco é dizer NÃO!". saber separar o joio do trigo, o que é produtivo do que é contraproducente, o que é motor e o que é âncora.

 
Uma das ironias no caminho para o êxito é que, ao contrário do que se poderia a princípio pensar, quanto mais as opções, maior a dificuldade. Porque o foco, se não estiver constantemente na rédea, pode se dispersar, perder a força motriz na promiscuidade de objetivos. E a velocidade é reduzida de maneira diretamente proporcional a essa dispersão.

Mais vale uma coisa bem feita que mil mais ou menos. Um plano executado vale mais do que mil planos pensados. É preciso avaliar a relação custo-benefício de cada projeto e saber em que apostar. Mesmo que jamais haja verdadeira garantia de sucesso, uma coisa que normalmente leva ao fracasso é uma quantia de tarefas maior do que a capacidade de executá-las.

A maleta com senha segue mais rápido se mais leve.

2 comentários:

  1. Serviu bem pra mim esse texto! Saber dizer "Não", Separar o que é "ancora e motor", "promiscuidade de objetivos". Vou guardar isto comigo, manter o foco não é fácil não, mas também não é impossível.
    Raquel Marra

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força, Raquel. Fico feliz que meu texto tenha sido útil a você. Abraço!

    ResponderExcluir