segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Seja amigo do Tempo!



Chamado na mitologia grega Cronos, mereceu milhares de menções em prosa e verso, teve citação em canções (inclusive uma do Pink Floyd que me faz pensar muito sobre uma pá de coisas) e com ele somos obrigados a ter uma relação longa e constante. Falo, claro, do Tempo.

Nós tratamos essa entidade com bastante injustiça. Praticamente toda vez que não conseguimos nos desincumbir de alguma tarefa, no mais das vezes por nossa própria culpa, colocamos a culpa nele! E o tratamos como nosso antagonista. Mas, com toda certeza, não é inteligente sermos inimigos do Tempo. 

Sempre que vemos uma pessoa que aparente ter menos ou bem menos idade do que realmente tem, costumamos dizer que "o tempo foi bom com ela". Erramos ao dizer tal coisa. Na verdade, ela teve uma atitude respeitosa com o Tempo e ele, cavalheiro que é, devolveu a gentileza.

Trata-se de uma postura. "Falta de tempo muitas vezes é desculpa de quem perde tempo por falta de método", já dizia Confúcio. Certíssimo, ele. O cenho franzido causa rugas e a preocupação exagerada envelhece precocemente. 
A palavra "preocupação" já diz a que veio. "Pré-ocupação" é pré-ocupar-se de algo que talvez nem aconteça ou aconteça de maneira menos calamitosa do que se imaginava.

Toda preocupação exagerada é inútil, pois na vida há dois tipos de situação: ou a coisa acontece ou a coisa acontece e você se estressa! O estresse não ajuda, e ainda atrapalha na medida em que você pode adoecer, perder a objetividade e o foco. E, nesses casos, é claro que o resultado final vai ser prejudicado.

Então seja amigo do Tempo e ele estará do seu lado, como diz a canção dos Rolling Stones, "Time is on my side".
 
Outra coisa importante. Trate bem o Tempo. Gaste-o com sabedoria. Respeite-o. Não procrastine. Sobretudo, não tente matá-lo. Não tentamos matar nossos amigos. E, além disso, não adianta você passar a vida matando o Tempo. 

Porque, no fim, ele mata você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário