quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Empreendedorismo: Conselhos de um Vencedor



Quando se fala em empreendedorismo, logo se imagina um homem engravatado com uma valise 007 ou uma mulher de terninho, cabelo preso e scarpin de salto alto; o pensamento é de empresas ortodoxas e corporações, negócios envolvendo papelada e burocracia. Mas há empresários muitíssimo bem sucedidos em outras áreas também, inclusive nas artes.

Poucos músicos levam tão a sério o conceito de business quanto Gene Simmons, o linguarudo mascarado do grupo de hard rock KISS. Diferentemente de tantos outros, o baixista/vocalista não tem papas na língua ao afirmar que ama ganhar dinheiro e admitir que quase qualquer produto que leve o seu nome pode ser produzido. Os exemplos são vários e vão de bonecos a camisinhas e caixões (!!!).

Ele lançou há alguns anos o livro “Me, Inc.: Build an Army of One, Unleash Your Inner Rock God, Win in Life and Business” (numa tradução livre, "A Empresa EU: Construa um Exército de Um Homem Só, Liberte Seu Deus do Rock Interior, Vença na Vida e nos Negócios"), em que conta experiências pessoais para serem usadas por profissionais, independentemente da carreira escolhida.

“A escola não me preparou para eu conseguir me sustentar. Eu não tinha ideia de como construir a minha vida”, disse o músico à época do lançamento do livro. “Por isso, minha intenção com esse livro é dar para você as verdadeiras ferramentas para a vida. Um tapa na cara para você acordar e começar a cumprir responsabilidades.”

Confira algumas dicas de business de Simmons:

Aprenda com os mestres

Usando como exemplo Steve jobs, o fundador da Apple, Gene ressalta que profissionais que se dão bem na carreira precisam estar sempre se inspirando em pessoas de sucesso e, na medida do possível, imitando-lhes as atitudes.

Saiba quando abandonar o navio
O fato de colecionar não apenas grandes sucessos, mas também fracassos retumbantes não incomoda o linguarudo. “Você terá uma série de falhas tão terríveis que parecerá que o mundo está trabalhando contra você. Mas não dê importância para isso. Eu falho o tempo todo e isso não significa nada”, garante.
“É uma habilidade crucial e que qualquer um pode aprender: ter a capacidade de falhar e conseguir se recuperar rapidamente.”

Saia dos subúrbios

O músico, que nasceu em uma pequena cidade em Israel e passou o final da infância e a adolescência em Nova York, acredita que quem quer se destacar em sua profissão precisa sair dos subúrbios e se mudar para as grandes cidades, onde de fato estão as oportunidades.
“Se você não vive em uma grande cidade, mude-se para uma agora”, sentencia ele.

Não tire férias

Talvez esse seja um dos únicos pontos do livro a não se levar ao pé da letra. Mas, de qualquer maneira, é importante entender como pensa um dos maiores marqueteiros do rock mundial. E ele jura que nunca tirou sequer um dia de férias em toda a sua vida.
“Você não ganha dinheiro por fazer nada. Na vida, se você não trabalha, você não recebe. Acostume-se com isso”, esbraveja.

Vá fundo

São poucas as áreas do entretenimento em que Gene Simmons não se arriscou. Ao longo de seus mais de 40 anos de KISS, o músico produziu e atuou em filmes, protagonizou um reality show e foi até cofundador de um time de futebol americano. Só que o tempo todo ele destaca o quão desqualificado se sentia ao assumir cada uma dessas tarefas – e que isso jamais foi um obstáculo para ele.
“Você precisa abraçar a ideia de que pode realmente fazer qualquer coisa”, afirma o músico.

“Como diz o ditado, se você esperar até que esteja pronto para fazer algo, vai ficar esperando para sempre.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário