segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Para Viver Melhor





Não existe um Manual de Instruções para a Vida, embora os livros religiosos adotados por variadas crenças cumpram em parte essa missão, para aqueles que neles acreditam. No cotidiano, porém, é possível melhorar as coisas, ou, pelo menos, melhorar a nossa disposição diante das coisas a partir de ações simples e, assim, viver melhor e em paz.

A seguir, algumas sugestões de como fazer isso. Não se trata, obviamente, de fórmulas mágicas, mas com certeza são expedientes e estratégias que ajudam a tornar a vida mais leve.

Ame o que você tem
A concepção de amor de Platão se baseava em amar o que ainda se queria possuir antes de consegui-lo (daí a expressão “amor platônico”). Uma eterna olhada “lá no futuro” (futuro que talvez nunca chegue), sem observar nem curtir as coisas - e pessoas - que já estão conosco. Melhor é o conceito de amor de Aristóteles, que consiste em amar aquilo que já se tem, e com isso a sensação é de vitória, tranquilidade e paz. “Não tenho tudo que quero, mas amo tudo que tenho”, esse é o foco.

Valorize as pequenas coisas
Amor ao que se faz também é uma boa dica. Melhor um jardineiro feliz com seu ofício que lhe rende um salário-mínimo por mês do que um empresário bem sucedido que ganha mil vezes mais e detesta seu trabalho. Dedicação e amor ao que faz são ingredientes que entram no prato da paz de espírito.

Não descuide da saúde
Excessos e descuidos danificam a máquina que é o nosso corpo para além do desgaste natural que o tempo causará. Para que isso? Gula, vícios diversos e sedentarismo. Inimigos do bem estar físico, que afeta diretamente o bem estar mental, pois já diziam os gregos “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são). Tudo está integrado.

Cultive o perdão como hábito
Perdoar é deixar de carregar “malas” de angústia e caminhar mais leve e, portanto, mais rápido, em direção do lugar a que se quer chegar. O coração bate melhor sem mágoa, o sangue flui melhor sem rancor. E, como tudo é interligado, a saúde agradece.

Seja agradecido
Ao acordar, todos os dias, você faz parte de um grupo que perdeu muitos membros durante as horas anteriores. O grupo de quem ainda vive e, com isso, tem mais uma chance de tentar fazer acontecer coisa boa em sua vida. Agradeça pela vida em si, pelos sentidos que você possui, pelos amigos e até mesmo pela própria consciência de saber que é preciso agradecer.

Claro que essas dicas não resumem tudo. Há mais, e a ordem de prioridade varia de pessoa para pessoa. Mas é um começo bacana colocar em prática essas aí, e as outras virão naturalmente. Porque coisa boa atrai coisa boa, e o inverso também é válido.

Bora começar? Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário